sábado, 16 de maio de 2009

Percepção em Artes

O QUE É PERCEPÇÃO?
Vejamos a analogia no dicionário Michaelis:
1. ADQUIRIR CONHECIMENTO POR MEIO DOS SENTIDOS
2. ABRANGER COM INTELIGÊNCIA
3. ENXERGAR/DIVISAR
4. OUVIR/ESCUTAR
5. RECEBER HONORÁRIOS/VENCIMENTOS


Apesar de não fazer referencia a forma tátil de percepção, entre outras fontes perceptivas ausentes, já dá para reconhecer que o termo perceber, base da construção morfológica de percepção, mostra claramente que a chave pragmática do entendimento é a palavra adquirir.

Para a percepção a premissa é que o cognitivo cerebral esteja disponibilizado dentro da eficiência fisiológica do indivíduo. O débil mental, está alienado de determinadas funções de percepção, mas pode ainda exercer a função perceptiva tátil,olfativa e até visual. Embora seja somente dele o mundo de suas naturezas deficitárias, não o faz diferente no que tange a percepção de um objeto de arte.

Ser cego não anula outros sentidos da percepção, como a tátil e a olfativa. Não seria uma fragrância famosa como um Chanel 5 uma autêntica obra de arte olfativa, que desperta sentimentos passionais avassaladores, muitas vezes maiores que obras iconográficas cubistas?

A percepção é uma capacidade intrínseca aos seres orgânicos que a usa para sua própria defesa e também para o ataque, para sua alimentação e para seu prazer. A percepção está no DNA, é do Criador sua herança.
A percepção embora latente e automática na execução, precisa de ensinamento e de traslado de conhecimento. É o que faz uma leoa quando ensina filhotes à caçar. Sua responsabilidade é mostrar como funciona a percepção da caça e como fazer para poder anulá-la. O vento, a luz e as sombras devem ser aliados na contracepção da percepção.

Assim será o professor de artes, um multiplicado do bom uso das ferramentas para a percepção e consecução da obra de arte de cada um dos seus tutelados artísticos. A parceria ensinar e aprender será uma constante.

O bebe recém nato é um exímio utilizador do tátil e do olfativo, assim como do auditivo, para alcançar seus objetivos de encontrar um mamilo materno cheio de leitinho, de apalpar um seio em busca da sofreguidão do alimento e de sorrir marotamente ao ouvir a mamãe dizer: - Neném quer mamar?
Se sua visão ainda é confusa e distorcida, será um aprendizado faceiro e lento para verificar formas, entretanto perceber com as mãso e os pés todo o caminho da casa é uma tarefa relativamente fácil.

A percepção de uma obra de arte, e o mundo é uma delas,depende de uma sigularidade do indivíduo somado as suas experiências de vida. O elemento essencialmente crítico tem geralmente um processo analítico negativo do que percebe, o otimista tende para o oposto do exagero e o meio termo sempre será exercido pelo que acumula mais conhecimentos embasados nas ciências e não somente no seu jugo cognitivo.

O belo museu de artes naturais que é a Terra, nada mais será do que um simples ponto bi dimensional, se visto da escotilha de uma plataforma espacial. De lá, nem o homem existe, que dirá a formiga.
Formas geram novas formas, quem sabe dois triângulos não sejam apenas um retângulo, ou quem sabe um retângulo apenas dois triângulos vistos de muito longe que nos confunda a percepção do ver.
Coitados de nos pobres mortais, não fossem nossas falhas perceptivas.e asssim nem o cinema seria plausível,que dirá a Televisão e outros meios de comunicação visual.
Imagine não poder perceber o arco íris e as cores refletivas em ondas falsas.
Aluizio Sales


Bbliografia
WWW.críticanarede.com
Wikipédia- enciclopédia virtual
Cursos de artes visuais – Professor Garcia Marques
Dicionário Michaelis portugues

Nenhum comentário:

Postar um comentário