sábado, 16 de maio de 2009

o QUE É arte

O QUE É ARTE?
ALUIZIO SALES – UAB ITAPEMIRIM
Uma boa recomendação de análise do que seja ARTE, deve ser buscada em várias fontes e uma delas é o site WWW.criticanarede.com sob a direção de Desidério Murcho da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto.
Essa foi uma das fontes para minhas pesquisas. Nesse site você não é obrigado a concordar com pré –conceitos, suas opiniões podem ser postadas no blog de referência.
VOU DAR UMA DE SÓCRATES:
“Arte é tudo que você possa perceber como sendo capaz de mexer com suas emoções positivas ou não. Mexer com seu cognitivo. Se for capaz de expressar uma linguagem ordenada para seu cérebro, é ARTE.
A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
A arte é fabricada pelo homem somente? É também a Natureza, arteira?
A Divindade faz Arte?
Vamos colocar epistemologia no papo. Epistemologia é um palavrão filosófico que define o estudo do conhecimento humano. Assim vamos filosofar nosso conhecimento de artes;

1. Problema analítico: Quem define o que seja ou não ARTE?
2. Problema de jurisdição: Onde começa e termina a fronteira do que pode ser definido como ARTE?
3. Problema da percepção das formas em ARTES: O que não são formas artísticas? O sexto sentido é uma ARTE?
Prefiro ficar com o Dogmatismo popular estéril de conceitos, onde tudo pode ser ARTE, e tudo por necessidade deixe de ser ARTE como o caso do artesanato de subsistência, do que com pragmatismo sofista que gera conceitos confusos de pontos de vistas de pessoas digamos suspeitas e mercantilistas.
Então ouso concluir Socráticamente:
Para mim tudo é ARTE, porque essa é o esboço que virou realidade no cognitivo, na percepção da criatura. Se houve sintonia entre criador e criatura, se estabeleceu a ARTE. O mestre é o criador, mas não é único e não é abrangente assim também é discípulo. Se não somos o todo sempre seremos então parte e partícipe. Mestre e discípulo. Feiticeiro e aprendiz.


A INSERÇÃO DA ARTE NA EDUCAÇÃO:

A Logosofia, ciência que estuda o sentido da vida, mostra que o objetivo de um argumento é expor razões (premissas) que sustentem uma conclusiva. FALÁCIA é o termo que demonstra que determinada conclusão foi elaborada partindo de premissas falsas que pareciam verdadeiras. Todo esse preâmbulo é para afirmar que os parâmetros curriculares em todo o mundo são falácias. São estruturados em premissas falseadas com visões estereotipadas de eminentes psico- pedagogos e outras autoridades acima de qualquer suspeita. Assim os currículos não premiam a vocação do indivíduo e nivelam sofisticamente o ensino com uma globalização equivocada que, em última análise, não cumpre o principal objetivo do aparelho educacional que seria a ética e a aproximação dos povos pelo conhecimento. O exemplo mais claro disso é não existir uma linguagem universal, e se ensinar trigonometria no ensino fundamental.
Essas falácias pedagógicas são amparadas na:
1. Generalização precipitada
2. Amostra não representativa
3. Falsa analogia
4. Indicação preguiçosa
5. Omissão de dados

Afinal!... Onde estávamos? ...AH! Sim!: Falávamos da inserção de ARTES na Educação, na grade curricular. Pergunto então quando ela deixou de estar inserta nos referidos currículos?
Afinal desenhar mapas (geografia) triângulos e retângulos, etc (geometria) números e expressões simbólicas (matemática) e estudar artes na historia das civilizações e na história regional não é por si mesmo a ARTE na Escola?
De qual inserção estamos falando, do abstrato e teórico ou do real e palpável, onde o aluno teria, eu disse teria, laboratórios de produção fotográfica, de cerâmica, de pintura, de escultura, emfim que sonho é esse, Veja nosso curso a distância, que apoio temos nós que seremos, (seremos? ) o bom mestre.
A mesma falácia da inclusão digital se repete na inserção de Artes Visuais nas Escolas. O que temos de fato,onde queremos chegar, e quem tem compromisso com o quê ou com quem?
Acho que o nome da matéria Artes Visuais já está definida como erro de base. Artes não são apenas as visuais.
Acho que um bom nome para a matéria seria filosofia e ética da humanização em artes, ou Filosofia do conhecimento e interação em Artes, afinal rotulem vocês que são os mestres, eu não sou pedagogo, pelo menos não acadêmico, apenas nato.
Os municípios criarão laboratórios de incentivo às Artes. Será que não faltará o pincel, a tinta, o Eva, o guache. Se o parâmetro for a Saúde e a própria educação regional...o bicho vai pegar.

ARTES NO MEU TEMPO DE ESCOLA:
Quando cursava meu primário, meu ginasial, meu cientifico, era assim que se falava...hoje são outros rótulos na mesma embalagem e o conteúdo pior. Meu ginasial agrícola tinham onze matérias, escola interna, regime rigoroso, e nem se ouvia falar de aluno dando porrada em professor, que dirá matando. Artes estava inserida em todas as matérias de forma objetiva. Da linguagem de sinais da matemática, a topologigia dos terrenos e das curvas de nível, até da escultural professora de inglês, a professora Rosália, ex miss Brasília, tudo eram formas, tudo era ARTE.

SENDO ENTÃO MESTRE EM ARTES VISUAIS.
Considerando que até me formar não fique cego, senão como ensinar artes visuais? Então partindo da premissa de Sócrates que na verdade o saber é intrínseco ao indivíduo, meu papel será de parceiro para mostrar técnicas de se chegar mais rápido ao objetivo. Informar as tecnologias HI TECH, para os vocacionados na globalização dos efeitos especiais e partir para a prática mais do que as palavras. Só entendo o estudo das artes com o fazer, o sentir, o se expor a experiências. Toda a teoria sem a prática é arroz sem feijão, café sem leite, mulher sem imaginação,homem sem fidelidade. Não presta.
O verdadeiro mestre em qualquer área do conhecimento é o que nos mostra como tirar o papel da bala sem a deixar cair e se perder. Saber como chegar ao miolo sem perder tempo é o fundamental. O progresso do ensino em sua metodologia tem sido lento e fica sempre atrás do desenvolvimento tecnológico. Esse desenvolvimento tecnológico que só chega á massa ultrapassada é o arsenal jogado fora pelas mentes brilhantes, na razão de uma para um milhão.

A arte é o maior indicador de humanização de uma cultura.
A.Sales

Quem não preza a ARTE, despreza a essência da Vida.
A.Sales

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